ABERTURA DE EMPRESA DE CACHAÇA VAI MOVIMENTAR ECONOMIA DE CAMPOS, RJ
A abertura das instalações do Alambique Tellura em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que irá produzir cachaça artesanal em escala comercial, representando investimentos da ordem de R$ 6 milhões na agroindústria, de acordo com a Prefeitura. A empresa será inaugurada no dia 30 deste mês. Expectativa é que 500 mil litros sejam produzidas por ano. Cerca de 50 empregos serão gerados nesta primiera fase de instalação.
As instalações constam de moenda, conjunto de picador e desfibrador de canas com capacidade para processar 50 toneladas/dia, caldeira com capacidade de duas toneladas de pressão por hora, quatro alambiques de cobre de 2 mil litros de vinho cada, 10 dornas de fermentação de 10 mil litros cada, dois tonéis de 20 mil litros em madeira Jequitibá Rosa para envelhecimento e 10 dornas tonéis de envelhecimento por três anos.
“O setor canavieiro passa por forte crise, tendo em vista o fechamento de várias usinas. Por isso, defendemos alternativas para o setor sucroalcooleiro, como a produção de açúcar mascavo e cachaça artesanal, produtos da cana-de-açúcar que encontram grande receptividade no mercado interno e no exterior”, disse o secretário de desenvolvimento econômico, Wainer Teixeira.