A Cachaça Tellura é produzida na cidade de Campos dos Goytacazes, na Fazenda Abadia, com tradição de mais de 100 (cem) anos no cultivo da cana de açúcar.
A história da produção de cachaça na Fazenda Abbadia é muito antiga. No livro do Centenário da Independência do Brasil – Álbum do Estado do Rio de Janeiro, 1922, Clodomiro R. Vasconcelos – pode ser observado que em 1920, a Usina Abbadia (anteriormente estabelecida na Fazenda Abbadia) produziu 27.000 sacas de açúcar e 530 pipas de aguardente.
Retornando a sua tradição, a fazenda Abadia volta a produzir cachaça em alambiques de cobre, a verdadeira Cachaça-Arte.
Os cuidados necessários para termos uma cachaça de qualidade começam no plantio e nos cuidados que são dados aos canaviais. Os canaviais do Alambique Tellura são todos irrigados de forma a que as plantas tenham sempre uma boa alimentação durante todo o seu período de germinação e crescimento.
A colheita é feita manualmente quando as plantas estão maduras. Toda a cana é despalhada e livre de sujeiras sólidas.
O caldo é extraído por três moendas contínuas e encaminhado por decantadores e filtros para as dornas de fermentação. O caldo de cana de açúcar é diluído com água, tratada em filtro de carvão ativado e lâmpada ultra violeta.
A fermentação do caldo da cana de açúcar é realizada com fermentos selecionados (saccharomyces cerevisiae) livres de bactérias prejudiciais. O resultado é uma fermentação limpa e controlada produzindo um vinho de alto rendimento e de qualidade superior.
O Alambique Tellura toma bastante cuidado com a higienização da fábrica e de todo o processo de produção de maneira a se obter o controle de infecção do processo. As tubulações e recipientes de inox são diariamente higienizados com vapor. Em períodos intermitentes são utilizados ácidos e bases para intensificar e eliminar totalmente a infecção bacteriana.
A destilação é realizada em alambiques de cobre, em uma única vez com 48% em volume de álcool, ou 48 graus Gay Lussac (GL), tendo o vapor como fonte de energia. Para a fabricação da cachaça no alambique Tellura só é aproveitada a destilação do coração. O início e o final do processo de destilação (cabeça e cauda) são eliminados para que sejam evitados os elementos químicos prejudiciais a saúde, como o metanol e os aldeídos.
Preocupado com o meio ambiente e com a sustentabilidade, o Alambique Tellura aproveita todos os resíduos produzidos durante o seu processo de fabricação. O bagaço da cana de açúcar é queimado na caldeira para gerar o vapor que é utilizado na destilação e o restante é utilizado como alimentação animal assim como as leveduras secas. O vinhoto é utilizado na fertirrigação dos canaviais.
Toda a mão de obra é qualificada. O Alambique Tellura têm profissionais com grande experiência e formação especializada na produção de cachaça de qualidade, tornando o seu produto um diferencial no mercado, a verdadeira cachaça-Arte.